quinta-feira, 10 de abril de 2008




Tarifa de táxis em Porto Alegre



A tarifa de táxi hoje, após ter sido contemplada com 13.10% melhorou. Mais ainda não é o ideal
para o serviço de táxi da capital por fugir as características do transporte seletivo. Houve perdas de muitos anos que só seriam amenizadas com um aumento de 25% de elevação no valor do serviço cobrado. Nós não temos como ter uma tarifa muito baixa por uma razão de atingirmos uma classe social mais alta e isso poderia gerar um número maior de assaltos a táxis na cidade.

Pacotes de Supermercado

Entramos em contato com o vereador Bernardino Vendruscolo para que ele discutisse junto ao Poder Público uma cobrança do excedente de cada passageiro no que se refere às sacolas de supermercado. Deveria haver uma lei que colocasse na planilha o que o taxista deveria cobrar por mais de seis sacolas. Hoje, a discussão fica entre o taxista e o usuário. Na verdade, o motorista de táxi trabalha com o transporte individual e não de pacotes.

Avenida Getúlio Vargas

Houve um estreitamento na avenida Getúlio Vargas pela colocação de “ilhas” que são marcadas por faixas amarelas no meio da via que se o carro passar por cima delas é multado. Hoje estamos com um problema de superpopulação de veículos na cidade e o que vemos é uma diminuição do espaço de rodagem dos veículos. Deveria haver um novo cálculo quanto ao trecho disponível para o tráfego e não o contrário. O que está acontecendo é um estrangulamento das vias. Não lembro de alguma obra viária de grande proporção em Porto Alegre? Acho que está na hora de todos pensarem em melhores condições para a utilização dos veículos na capital.

Impostos para os veículos

O melhor negócio que existe atualmente para o país é a venda de veículos. A partir disso tudo é cobrado do cidadão. É IPI, ICM, IPVA. Vamos discutir o IPVA: existe IPVA e a área azul que é o único local que o indivíduo paga e não tem direito a nada. Não tem segurança nem nada. Existem erros capitais que os vereadores de Porto Alegre deveriam se preocupar com isso. Todas as leis devem passar pela Câmara Municipal. Se nós pagamos o IPVA teríamos de ter direitos. Mas até agora só computamos obrigações.

Segurança nos táxis da capital

Esta sendo criada uma luz no luminoso do táxi para chamar atenção dos colegas. Acredito que apenas isso não vai trazer segurança para o trabalho do taxista. A solução é a penalidade do marginal de forma rígida por se tratar de um crime hediondo. São as barreiras da Brigada Militar não programadas que podem trazer mais segurança aos taxistas.Deve-se não pedir a identificação apenas do motorista mas também a do passageiro. O táxi é o único transporte de passageiros que recebe uma pessoa às costas sem saber qual a intenção dela. É muito difícil acabar com a criminalidade no serviço de táxi. Esse dispositivo de luz pode alertar aos que estão na rua de que o motorista de táxi está em apuros mas não é o que vai solucionar os problemas de segurança. Em poucos dias todo bandido vai saber onde fica o botão para acionar o luminoso. Essa medida é paliativa.

Eleições 2008

Tomara que se modifique o conceito da política, de Poder Público, de representantes. Nós temos trabalhado com a Câmara de Vereadores que tem ótimos políticos. Aconselho os muitos vereadores, de partidos distintos, a trabalharam não pelo salário e sim pelo cidadão, pela honestidade e pela melhoria de todos.





Nenhum comentário: